A piranha é um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas sendo o único peixe carnívoro que caça em bando. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente só atacam quando são estimuladas à isso. Dentre todas as diversas espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos.
São extremamente sensíveis à presença de sangue no ambiente e podem perceber uma gota de sangue em 200 litros de água. Também percebem as vibrações dos movimentos de animais feridos, em seu ambiente aquático, localizando assim as suas presas. Alimentam-se principalmente de outros peixes, mas não dispensam animais do pantanal feridos, filhotes em geral e carcaças de animais. Por isso são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, contribuindo para a limpeza das águas.
Há relatos de que para os boiadeiros atravessarem um rio na época da seca com toda a sua boiada, precisavam sacrificar um boi, distraindo assim as piranhas para que todos os outros passassem em segurança, o que criou a expressão “boi de piranha”.
Read more: http://euamomeusanimais.com.br/conheca-seis-animais-do-pantanal/#ixzz3K5RNM8b5
Nenhum comentário:
Postar um comentário