domingo, 23 de novembro de 2014

Ursos

Ursos são mamíferos da família dos Ursídeos e da ordem dos Carnívoros. Tem como principais características o corpo pesado e os músculos fortes. Esses músculos tornam possível que esses animais fiquem em pé sobre duas patas. Aliás, seus pés posteriores têm cinco dedos. Suas garras são potentes, mesmo que variem de tamanho nas diferentes espécies. A família dos ursos é composta por 8 espécies.
Urso pardo. Foto: Iliuta Goean / Shutterstock.com
Urso pardo. Foto: Iliuta Goean / Shutterstock.com
Normalmente os machos são maiores que as fêmeas. Os grandes ursos chegam a pesar 800 kg, podendo chegar a 3 metros de altura.
A maioria dessas espécies vive no hemisfério norte, em habitats bem variados. São devoradores vorazes, o que torna seu cardápio bem variado. Comem desde frutas (silvestres ou não), mel, nozesgrama fresca, raízes, brotos, larvas, insetos, etc. Nas regiões mais frias, os ursos precisam fazer uma reserva de gordura, pois nos meses de inverno eles são obrigados a hibernar, período no qual eles chegam a perder mais da metade de seu peso. Para economizar energia durante a hibernação, todo seu organismo diminui o ritmo. Desde o metabolismo, até os batimentos cardíacos ficam desacelerados.
Em geral, os ursos são animais solitários. Comunicam-se através do olfato, e por meio de urros, rosnados, com ruídos (parecidos com tosse) e com batidas da mandíbula. Tem o costume de demarcar território com urina e fezes. A aproximação maior entre os ursos ocorre mesmo na época do acasalamento (primavera e verão).
Os filhotes nascem no período do inverno, e permanecem na toca ou esconderijo por vários meses, alimentados com o leite da mãe-ursa. Ao nascer são muito pequenos e completamente indefesos. Como exemplo, um filhote de um urso de 350 a 400 kg, pesa aproximadamente 500 gr.

Fonte:http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário